Publicado em Deixe um comentário

A IMPORTÂNCIA DO PROTETOR SOLAR

As temperaturas altas em Portugal vão continuar e nós aqui vamos responder a todas as perguntas que nos fazem regularmente sobre o cuidados a ter com sol!

“Preciso aplicar protetor solar, mesmo que não esteja sol?”

SIM!  A maioria das pessoas pensa que em um dia sem sol ou nublado o SPF não é necessário, mas mesmo que o sol não esteja a espreitar cá fora, os raios UV podem danificar a pele. Os raios UV passam através das nuvens com muita facilidade, por isso não se deixe enganar. Sempre que está ao ar livre, o dano dos raios UV estão a afetar a sua pele; é acumulativo. As células da pele podem estar a ser danificadas a nível celular, sem que você saiba, mesmo quando não está sol!

“O que significa SPF, e o que significa o número?”

Bem, SPF significa “Sun Protection Factor” e é uma medida usada para avaliar a eficácia de um filtro solar. Representa o tempo que pode ficar exposto ao sol sem ser queimado. Por exemplo , SPF 15 significa que pode ficar 15 vezes mais tempo exposto ao sol do que se não estivesse usando o protetor solar. O SPF30 não é duas vezes mais forte que o SPF15, mas em teoria protege pelo dobro do tempo (dependendo da freqüência com que o produto precisa ser reaplicado – leia sempre as indicações). Quando se trata de força e eficácia, o SPF15 oferece 92% de proteção contra os raios UV, enquanto o SPF30 oferece 97% e o SPF40 97,5%. A partir desses números pode ver que há uma diferença notável entre o SPF 15 e o 30, então, em geral, recomendamos qualquer coisa com SPF30 ou maior, se estiver exposto a raios solares fortes por longos períodos de tempo.

“Quanto protetor solar devo aplicar, com que frequência e como?”

Um estudo mostrou que, em média, aplicamos apenas 25 a 50% da quantidade de protetor solar que deveríamos aplicar. Pelo menos 30ml de protetor solar, que é um copo cheio, deve ser usado para uma aplicação de corpo inteiro. É sempre melhor aplicar o protetor solar em pele limpa e seca antes de se vestir, para ter certeza de que não vai deixar nenhuma parte do corpo exposta. Para aqueles lugares difíceis de alcançar, peça a um amigo / familiar para o ajudar. Os filtros solares minerais são eficazes imediatamente após a aplicação, mas os protetores solares sintéticos demoram meia hora para funcionar. Como regra geral, aplique a cada duas horas, certificando-se de levar em consideração o tempo que a sua pele demora a ficar queimada (toda a gente é diferente) e depois de nadar. Os filtros solares minerais são à prova  de água, mas vale mais prevenir do que remediar!

“De que outra forma as pessoas se podem proteger do sol?”

 Há muitas ações que podemos tomar para proteger a nossa pele dos danos causados pelo sol antes mesmo de o sol sair cá fora ! A nossa pele é o órgão maior  do nosso corpo e é muito afetada pelo que comemos e bebemos. Se a dieta de alguém é má, digamos que eles tendem a comer muitos alimentos processados ou com muito açucar, pode ter a certeza que isso vai refletir na pele. Exemplo, podem ter manchas, pele oleosa, etc. Para que a nossa pele esteja em seu estado mais forte e saudável, precisamos alimentá-la com alimentos que contenham todos os nutrientes essenciais de que ela precisa. Sempre me disseram desde pequenina para comer os meus legumes, mas deveríamos comer “um arco-íris” de vegetais crus e frutas frescas para a nossa pele beneficiar dos antioxidantes que estes alimentos contêm. Os antioxidantes protegem a pele dos danos dos radicais livres e os raios do sol são apenas uma das formas que os danos dos radicais livres podem acontecer.

Descubra os nossos protetores solares, apresentando os melhores produtos para a proteção solar natural da Alba Botanica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *