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FORMAS NATURAIS DE AJUDAR A CONTROLAR A ANSIEDADE

Quase toda a gente se sente ansiosa de vez em quando, seja devido a um evento como começar um emprego novo, mudar para uma cidade nova ou até mesmo conhecer pessoas novas. Na maioria dos casos, a ansiedade é uma reacção perfeitamente normal aos estresses diários. Os sintomas de ansiedade podem incluir sentir-se fatigado, inquieto, irritado ou facilmente distraído. Em alguns casos mais moderados, náusea ou insónia também podem ocorrer. Felizmente, existem muitas modificações simples que podemos fazer no nosso estilo de vida e truques diários que podem ajudar a aliviar a maioria das formas de ansiedade que são rápidas, fáceis e acessíveis!

Fazer exercício físico regularmente.

Vá ao ginásio, faca uma corrida ou caminhada, ou participe de uma aula de fitness em grupo! O exercício é uma das melhores maneiras de ajudar a combater a ansiedade. O exercício liberta endorfinas que nos fazem sentir bem, que acalmam o nosso corpo e estimulam o bem estar, ao mesmo tempo que reduzem os níveis de adrenalina e cortisol que são responsáveis pelo nosso stress . O Yoga é uma forma particularmente benéfica de exercício já que muitas das poses requerem foco e respiração, ambos ajudam a focalizar e acalmar uma mente inquieta.

Respire fundo uma vez (ou 20).

Quando estamos ansiosos, o nosso corpo tende a “apertar e apertar”, o que é mau. Em vez de respirar normalmente, costumamos respirar rápido e superficialmente quando estamos ansiosos. Em vez disso, lembre-se de praticar a respiração abdominal lenta e profunda, que pode fazer maravilhas na redução dos níveis de ansiedade. Perder apenas alguns minutos para inspirar e expirar completamente ajuda a relaxar o corpo.

Passe tempo na natureza.

Pesquisas mostram que gastar tempo em espaços verdes é altamente eficaz na redução dos níveis de ansiedade. Se mora em uma área urbana, vá para um parque ou jardim para ajudar a limpar a sua mente.

Ficar em estado Zen.

A meditação tem vindo a ganhar força há algum tempo e com boas razões. Estudos têm demonstrado consistentemente que fazer prática regular de meditação pode reduzir os níveis de ansiedade. Além disso, começar é mais fácil do que nunca, com inúmeros recursos disponíveis na ponta dos nossos dedos.

Beber uma chavena de chá.

O chá de camomila é conhecido por seus efeitos sedativos, tornando-se uma escolha ideal para uma pausa rápida sempre que necessário para acalmar os nervos. A camomila também está disponível em forma de cápsula, o que pode ser conveniente quando não tiver tempo ou estiver em viagem.

Cheirar um pouco de lavanda.

Aromaterapia e óleos essenciais em geral são excelentes para abordar muitos problemas de saúde diferentes, incluindo ansiedade e a  lavanda produz efeitos calmantes. Se a ansiedade te atormenta a maior parte da noite, tente borrifar um pouco de lavanda na almofada para um sono mais tranquilo.

Música.

A preferência musical é  profundamente pessoal, mas universalmente eficaz em ajudar a melhorar o humor. A música impacta o cérebro de maneiras positivas o que ajuda a reduzir e a controlar os níveis de ansiedade.

No entanto, se sofre com ansiedade mais moderada e grave é sempre melhor consultar um profissional de saúde.

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