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O MICROBIOMA HUMANO E A SAÚDE GERAL

Acredite ou não, os nossos corpos são maioritariamente bactérias. É verdade que temos células humanas, mas as nossas células bacterianas superam em número as células humanas em 10 para 1 e compõem o nosso microbioma – uma coleção de triliões de micróbios que vivem dentro e sobre o corpo humano. O nosso microbioma também desempenha um papel essencial na nossa saúde, pois pode ser responsável por uma variedade de processos metabólicos e de desenvolvimento, como função cerebral, digestão de alimentos e síntese de vitaminas. A verdade é que quando nos  alimentamos, estamos também  alimentando os triliões de bactérias – centenas de espécies bacterianas – no seu microbioma.

Gostamos de chamar o microbioma de “o jardim da vida”, pois ele é preenchido com uma variedade de flora, incluindo a flora intestinal (bactérias) ou microbiota intestinal, que requer uma alimentação adequada, nutrientes saudáveis e uma escolha de estilo de vida a fim de florescer e apoiar a saúde em geral.

De fato, os cientistas têm razões para acreditar que os tipos de bactérias que vivem dentro de nós determinam se algumas pessoas têm uma saúde extraordinária e outras têm uma saúde não tão extraordinária. A boa notícia é que o microbioma humano pode ser influenciado pelo que comemos e pelos nossos hábitos de vida, porque, como qualquer jardim próspero, o nosso microbioma precisa ser cultivado, fertilizado, nutrido e cuidado.

Cuidar do nosso jardim microbiano

Cuidar da nossa “horta microbiana” pode levar a uma saúde melhor, incluindo a digestão saudável, que é essencial porque cada uma das nossas células, tecidos e órgãos depende da absorção e assimilação de nutrientes através da digestão saudável – e os probióticos, enzimas e fibras são os principais intervenientes .

Antes de falar sobre probióticos, vamos discutir os prebióticos. São fibras vegetais especializadas, indigestas, que atuam como “fertilizantes” para promover boas bactérias já existentes no intestino e servem como “alimento” para probióticos – bactérias vivas que promovem a população de bactérias benéficas no intestino.

Probióticos suportam digestão saudável, síntese de vitaminas, absorção de minerais, produção de vitaminas B e certas enzimas, saúde imunológica e muito mais. Quando não obtemos bactérias boas o suficiente – probióticos – pode haver efeitos negativos na digestão e na saúde geral.

As enzimas digestivas quebram grandes moléculas de alimentos em unidades menores para poderem ser absorvidas pelo sangue e as células, de modo que o corpo é devidamente nutrido, enquanto as enzimas alimentares estão em alimentos crus e não cozidos. Na verdade, a maioria dos alimentos crus contém as enzimas exatas que seu corpo precisa para digerir esses alimentos.Também precisamos de uma variedade de enzimas, já que diferentes enzimas são necessárias para a digestão completa.

A fibra cria um ambiente bom para bactérias amigáveis, mas precisamos de bactérias boas o suficiente para os benefícios máximos da fibra. A fibra também normaliza o tempo de trânsito – quanto tempo a comida leva para passar pelo trato digestivo.

Outra vantagem da fibra é que várias áreas do trato digestivo absorvem diferentes nutrientes essenciais, e a fibra ajuda a mover os nutrientes dos alimentos para essas áreas, para que o nosso corpo possa ser nutrido adequadamente.

Em suma, os probióticos, enzimas e fibras podem levar a uma boa digestão, e quando o seu intestino funciona bem, nós também o fazemos. O sistema digestivo é também o lar de até 80% das células do sistema imunológico – a primeira linha de defesa da saúde. Probióticos, enzimas e fibras ajudam o nosso “jardim microbiano”.

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